segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

O que a linha de lousada

Oá queridos, hoje eu aprendi essa ferramenta, que não conhecia. Apesar de gostar de elogiar, depois disso vou praticar mais rsrs. Faça tb o mesmo!! Luciana Franck "A Linha de Losada é uma técnica que defende que para manter relacionamentos de qualidade é preciso ter três interações positivas para cada uma negativa. A técnica pode ser aplicada em relacionamentos interpessoais, como entre familiares, amigos e cônjuges. Como aplicar a Linha de Losada? Reconheça as qualidades das pessoas Expresse gratidão Evite críticas excessivas Use abordagens construtivas para resolver problemas Priorize a empatia e o respeito Inclua críticas construtivas em meio a elogios Benefícios da Linha de Losada Aumenta a performance das equipes Contribui para a felicidade dos membros de grupos e relações Aumenta a produtividade Transforma as equipes, fazendo com que os membros confiem mais uns nos outros Ensina a discordar sem ser desagradável Faz com que os membros se preocupem não só com o seu sucesso pessoal, mas também com o sucesso dos outros O psicólogo e economista Marcial Losada fez experimentos matemáticos que comprovam que pessoas de alta performance elogiam o outro antes que ele chegue ao sucesso." IA da Internet Acesso 17/02/2025.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Uma criança com Transtorno Opositor Desafiador (TOD).

Uma criança com Transtorno Opositor Desafiador (TOD) apresenta comportamentos desafiadores, como teimosia, desobediência, irritabilidade e dificuldade de lidar com frustrações. Os principais sintomas do TOD são:
- Impaciência - Argumento com adultos - Desafio a adultos - Recusa em obedecer regras - Aborrecimento deliberado - Culpabilidade - Rancor e vingança - Aversão a regras - Resposta áspera e rude quando contrariada - Discussão com pessoas em posição de autoridade O TOD é um distúrbio que geralmente ocorre na infância e adolescência. O comportamento desafiador é mais grave, frequente e duradouro do que o normal para a faixa etária. Para lidar com o TOD, é importante: Estabelecer limites claros e consistentes Explicar as regras de maneira objetiva Reconhecer e elogiar comportamentos positivos Manter a calma e usar uma abordagem tranquila Ajudar a criança a estabelecer relacionamentos saudáveis Oferecer suporte emocional Para diagnosticar o TOD, podem ser utilizados questionários, escalas, entrevistas, testes psicológicos, observação, entre outros. Fonte: IA ( acesso em 05/020/2025)