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Quais as principais dificuldades de aprendizagem ? Por Anne Mascarenhas
Para
muitos, as expressões “dificuldade”
e “transtorno”
de aprendizagem têm o mesmo significado. Mas vale enfatizar que são dois
problemas diferentes e que se manifestam e devem ser tratadas de maneiras
distintas.
As dificuldades
de aprendizagem, normalmente, estão relacionadas a fatores externos
que acabam interferindo no processo do aprender do estudante, como a
metodologia da escola e dos professores, a influência dos colegas.
Em
contrapartida, os transtornos,
normalmente, estão intrínsecos e fazem parte do aluno, seja uma disfunção
neurológica, química, fatores hereditários, imaturidade…
Partindo
do princípio que, para muitos, dificuldades e
transtornos têm o mesmo significado, podemos citar quais são as principais dificuldades de
aprendizagem:
– Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade: é
um problema de desatenção com ou sem hiperatividade (quando a criança é
agitada e não consegue parar quieta. Elas se machucam com mais frequência, não
têm paciência, interrompem conversas…;
– Discalculia: dificuldade
de aprender tudo o que está relacionado a números como: operações matemáticas;
dificuldade de entender os conceitos e a aplicação da matemática; seguir
sequências; classificar números…;
– Dislalia: um distúrbio
de fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras e pela má
pronunciação, omitindo, acrescentando, trocando ou distorcendo os fonemas;
– Disortografia: dificuldade
de aprender e desenvolver as habilidades da linguagem escrita, é um transtorno
específico da grafia que, geralmente, acompanha a dislexia.
Ainda que
muitos pensem que transtorno e
dificuldade de
aprendizagem seja o mesmo, é importante ter conhecimento sobre a diferença
entre eles. Antes de procurar um professor particular para o seu filho, busque
um diagnóstico clínico para saber quais os seus problemas
de aprendizagem. Confundir transtorno com dificuldades pode
acarretar sérios problemas na vida do sujeito e tratá-los da mesma maneira,
provavelmente, não surtirá o efeito desejável.
(...)
Por Anne
Mascarenhas
Jornalista
Fonte: Centro de apoio Atendimento Psicopedagógico
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