quarta-feira, 13 de julho de 2016

Convite de Evento em Brasília


Momento da Poesia!!! Presságio de Fernardo Pessoa

Presságio

O amor, quando se revela,
Não se sabe revelar.
Sabe bem olhar pra ela,
Mas não lhe sabe falar.
Quem quer dizer o que sente
Não sabe o que há de dizer.
Fala: parece que mente…
Cala: parece esquecer…
Ah, mas se ela adivinhasse,
Se pudesse ouvir o olhar,
E se um olhar lhe bastasse
Pra saber que a estão a amar!
Mas quem sente muito, cala;
Quem quer dizer quanto sente
Fica sem alma nem fala,
Fica só, inteiramente!
Mas se isto puder contar-lhe
O que não lhe ouso contar,
Já não terei que falar-lhe
Porque lhe estou a falar…

Dr. Carlos Hecktheuer - Médico Psiquiatra: MÃES MÁS Um dia, quando meus filhos...


MÃES MÁS

Um dia, quando meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e as mães, eu hei de dizer-lhes:
– Eu os amei o suficiente para ter perguntado aonde vão, com quem vão e a que horas regressarão.
Eu os amei o suficiente para não ter ficado em silêncio e fazer vocês saberem que aquele novo amigo não era boa companhia.
- Eu os amei o suficiente para os fazer pagar as balas que tiraram do supermercado ou revistas do jornaleiro, e os fazer dizer ao dono: "Nós pegamos isto ontem e queríamos pagar".
- Eu os amei o suficiente para ter ficado em pé junto a vocês, duas horas, enquanto limpavam o seu quarto, tarefa que eu teria feito em 15 minutos.
- Eu os amei o suficiente para os deixar ver além do amor que eu sentia por vocês, o desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos.
- Eu os amei o suficiente para os deixar assumir a responsabilidade por suas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração.
Mais do que tudo, eu os amei o suficiente para dizer-lhes não, quando eu sabia que vocês poderiam me odiar por isso (e em momentos até odiaram). Essas eram as mais difíceis batalhas de todas.
Estou contente, venci... Porque no final vocês venceram também!
E em qualquer dia, quando meus netos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e as mães, quando eles lhes perguntarem se sua mãe era má, meus filhos vão lhes dizer:
"Sim, nossa mãe era má. Era a mãe mais má do mundo..."
– As outras crianças comiam doces no café e nós tínhamos que comer cereais, ovos e torradas.
As outras crianças bebiam refrigerante e comiam batatas fritas e sorvete no almoço e nós tínhamos que comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas.
E ela nos obrigava a jantar à mesa, bem diferente das outras mães que deixavam seus filhos comerem vendo televisão.
Ela insistia em saber onde estávamos a toda hora (tocava nosso celular de madrugada e "fuçava" nos nossos e-mails).
Mamãe tinha que saber quem eram nossos amigos e o que nós fazíamos com eles.
Insistia que lhe disséssemos com quem íamos sair, mesmo que demorássemos apenas uma hora ou menos. Nós tínhamos vergonha de admitir, mas ela violava as leis do trabalho infantil. Nós tínhamos que tirar a louça da mesa, arrumar nossas bagunças, esvaziar o lixo e fazer todo esse tipo de trabalho, que achávamos cruéis.
Eu acho que ela nem dormia à noite, pensando em coisas para nos mandar fazer.
Ela insistia sempre conosco para que lhe disséssemos sempre a verdade e apenas a verdade.
E quando éramos adolescentes, ela conseguia até ler os nossos pensamentos.
A nossa vida era mesmo chata. Ela não deixava os nossos amigos tocarem a buzina para que saíssemos, tinham que subir, bater à porta, para ela os conhecer.
Enquanto todos podiam voltar tarde à noite, com 12 anos, tivemos que esperar pelos 16 para chegar um pouco mais tarde, e aquela chata levantava para saber se a festa foi boa (só para ver como estávamos ao voltar).
Por causa de nossa mãe, nós perdemos imensas experiências na adolescência: nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubo, em atos de vandalismo, em violação de propriedade, nem fomos presos por qualquer crime.
FOI TUDO POR CAUSA DELA.
Agora que já somos adultos, honestos e educados, estamos a fazer o nosso melhor para sermos "PAIS MAUS", como minha mãe foi.
EU ACHO QUE ESTE É UM DOS MALES DO MUNDO DE HOJE: NÃO HÁ SUFICIENTES MÃES MÁS.

Piada de Adolescente!!!

Adolescência



"Aquele adolescente não queria saber de nada na vida: não trabalhava, não estudava, dormia durante o dia e passava noites inteiras lendo piadas no Conta Outra. Aquilo já era demais!
- Meu filho, estou muito preocupado. Você já tem 15 anos! O que você quer da vida? Você sabe o que Abraham Lincoln fazia quando tinha a sua idade?
E o filho:
- Na minha idade eu não sei. Mas na sua, ele era o presidente dos EUA."

Fonte: não sei onde tirei isso KKK

Capacitação profissional


Pare Pense!!!!


Pirâmide do conhecimento


terça-feira, 12 de julho de 2016

Pare pense!!!


Um reflexão sobre Contos de Fadas


  Gostaria de dividir um pouco sobre a importância dos Contos de Fadas.

  “Os Contos de Fadas longe de representar uma infantilização ou banalização da realidade revelam-se como um poderoso recurso didático, capaz de ensina verdades éticas do que podemos supor. Por isso, e que todo bom crítico e educador amadurecido sabe apreciá-los.

 A educação pela imaginação, exemplificada nos Contos de Fadas e nas parábolas, abriga um poderoso potencial pedagógico ainda pouco explorado ou mal aplicado nos meios educacionais.

  Aliás, a literatura, particularmente a imaginativa, tem este misterioso e aparentemente contraditório poder de captar a essência da experiência humana (permeado pela dor e o sofrimento) e transformá-lo em sabedoria de vida. É isso que se pode constatar, ao menos,  nas parábolas bíblicas.

             Nesse sentido, é que grandes psicanalistas, como Bruno Bettelheim, têm insistido em afirmar que os contos de fadas, longe de ser uma mera de forma de escapismo ou meio de fuga diante dos problemas da vida real são altamente didáticos e até terapêuticos. (Apostila da disciplina: Educação Cristã)."

Então mamães, vamos contar mais histórias para nossos filhos, que tal as parábolas bíblicas para começar?

Luciana Franck

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Pare Pense!!!


PRINCÍPIO PARA CRIAÇÃO DOS FILHOS :

 - Trate os com carinho


“Do início ao fim, o livro de provérbios  nos mostra qualidade terna que reside no coração da mãe fiel a Deus em relação aos seus filhos e filhas. Por exemplo:

Salomão, o escritor da maior parte de Provérbios, descreveu a si próprio como bem amado, o querido de sua mãe, um objeto de afeição, como “tenro e único em estima diante de minha mãe” (Pv 4-3)

A mãe de Lemuel em Pv 31-2 manifestou: Como, filho meu? E como, ó filho das minhas promessas Este querido filho não é apenas importante para sua mãe, mas também para Deus ( e muito mais),   por isso ela o dedicou a Ele.

Se você é mãe, será que cada um dos seus filhos sabem que são queridos, bem amados e preciosos para você? “ (Elizabeth George)

Certa vez ouvi uma história de um garoto que tirou sua vida, ele  aparentemente tinha uma família normal, porém, na sua carta de despedida o menino disse que não se sentia amado, mas  tal declaração foi  surpresa para  seus pai que sempre lhe deram muitos presentes, uma boa escola, etc.

Por isso, pais fiquemos atentos, pois, às vezes um beijo, um cheirinho, uma cosquinha, um abraço bem apertadinho, uma pergunta “ como foi o seu dia” -  vale muito mais  que só bens materiais, vocês não acham?

Um abraço,


Adaptado por Luciana Franck

Sugestão de livro: A arte de criar adolescentes incríveis, de Jim Burns

Para que tem filho adolescente  ou vai passar em breve por essa fase tão temida pelos pais segue uma sugestão de leitura. 
O autor traz uma perspectiva  mais otimista para guiá-lo em meio aos desafios da adolescência.

“Como é o clima em sua casa? Se ele precisa melhorar um pouco, não tem problema. Como eu disse, você não está sozinho – tem a companhia da maioria dos pais de adolescentes. Para criar um clima melhor, você precisará se dedicar a isso e, as vezes, terá de decidir quando certos comportamentos e escolhas simplesmente não valem o esforço. Se você critica constantemente seus filhos, não espere que eles gostem  de estar com você. Os filhos precisam mais de comportamento sadio do que de críticas. Maya Angelou  dá a seguinte explicação: ‘Se você tiver um sorriso para dar, dê-o às pessoas a quem ama. Não seja grosseiro em casa e, depois, saia na rua e comece a distribuir um ” Bom dia bem sorridente para as pessoas que você nunca viu na rua”. É verdade: geralmente é mais fácil ser gentil e caloroso com alguém que não convive conosco. \Porém, se você baixar a guarda e for negativo com seus filhos na maior parte do tempo, isso não vai incentivá-los a ser comunicar com você.


LIVRO: JIM BURNS  no livro: Teenologia – A arte de criar adolescentes incríveis, p.83)



Não recebi nada do que pedi

Mensagem Não recebi nada do que pedi

Pedi a Deus para ser forte a fim de executar projetos grandiosos,
e ele me fez fraco para conservar-me humilde.

Pedi a Deus que me desse saúde para realizar grandes empreendimentos
e Ele deu-me a doença para compreendê-lo melhor.

Pedi a Deus riqueza para tudo possuir,
e Ele deixou-me pobre para não ser egoísta.

Pedi a Deus poder para que os homens precisassem de mim
e Ele deu-me humildade para que Dele precisasse.

Pedi a Deus tudo para gozar a vida
e Ele me deu a vida para gozar de tudo.

Senhor, não recebi nada do que pedi
mas deste-me tudo o que eu precisava
e, quase contra a minha vontade,
as preces que não fiz foram ouvidas.


Louvado sejas ó meu Deus!

Entre todos ao Homens ninguém tem mais do que eu!

(oração de um atleta americano que, aos 24 anos, ficou paralítico e encontrou Deus no sofrimento)                                               
Conheça 'Se’, o poema clássico de Rudyard Kipling


Se

Se és capaz de manter a tua calma quando
Todo o mundo ao teu redor já a perdeu e te culpa;
De crer em ti quando estão todos duvidando,
E para esses no entanto achar uma desculpa;
Se és capaz de esperar sem te desesperares,
Ou, enganado, não mentir ao mentiroso,
Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,
E não parecer bom demais, nem pretensioso;

Se és capaz de pensar --sem que a isso só te atires,
De sonhar --sem fazer dos sonhos teus senhores.
Se encontrando a desgraça e o triunfo conseguires
Tratar da mesma forma a esses dois impostores;
Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas
Em armadilhas as verdades que disseste,
E as coisas, por que deste a vida, estraçalhadas,
E refazê-las com o bem pouco que te reste;

Se és capaz de arriscar numa única parada
Tudo quanto ganhaste em toda a tua vida,
E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,
Resignado, tornar ao ponto de partida;
De forçar coração, nervos, músculos, tudo
A dar seja o que for que neles ainda existe,
E a persistir assim quando, exaustos, contudo
Resta a vontade em ti que ainda ordena: "Persiste!";

Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes
E, entre reis, não perder a naturalidade,
E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,
Se a todos podes ser de alguma utilidade,
E se és capaz de dar, segundo por segundo,
Ao minuto fatal todo o valor e brilho,
Tua é a terra com tudo o que existe no mundo
E o que mais --tu serás um homem, ó meu filho!

sábado, 9 de julho de 2016

Viva os bombeiros!!! Niver do Thiago dia 02 de julho, " Dia dos bombeiros"

No dia 2/07 foi niver do meu caçulinha, no "Dia dos Bombeiros", ele me pediu uma festinha do bombeiro, por que ele ama os bombeiros e principalmente o caminhão deles. Olha só quem apareceu na festa do Thiago. Deus é bom!!!






sexta-feira, 8 de julho de 2016


O lar base para a sociedade humana


O LAR É A BASE PARA A SOCIEDADE HUMANA

Por Luciana Franck

No livro A experiência do Lar, Devi Titus   cita que:  “Um dos livros mais lidos de todos os tempos é Declínio e queda do Império Romano, no qual Edward Gibbon nos mostra as cinco razões básicas pelas as quais grandes civilizações definharam e morreram. Essas razões são reais hoje como eram quando Gibbon as escreveu, em 1788. ( p.20):

1-        Enfraquecimento da dignidade e da santidade do lar, que é a base para a sociedade humana.

2-       Impostos cada vez mais altos; o uso do dinheiro público para levar “pão e circo” à população.

3-       A busca desenfreada por prazer; esportes tornando-se mais brutais e mais imorais.

4-       A construção de grandes armamentos, quando o verdadeiro inimigo está dentro das próprias pessoas – a decadência da responsabilidade individual.

5-       A desvalorização da religião, a fé tornando-se apenas um costume, perdendo vida e o poder de guiar as pessoas.

 

Quando li esse trecho pensei, realmente, esse é o  nosso cenário.

E  diante dessa  triste realidade,  vemos que  a  família  tem perdido  seu papel  de  base da sociedade .

 Então no meu coração passei  a refletir sobre tais coisas e cheguei a esse posionamento: 

  Eu  tenho dois caminhos  a seguir : deixar que essa sociedade falida dirigia o rumo da minha vida e da minha família  -  com seus achismo/ ismos e  suas teorias , ideologias hipócritas que tem criado cada vez mais indivíduos frustrados, depressivos,   doentes psicossomáticos, dependentes químicos, portadores de síndromes de pânico e tantas  outras mazelas . Ou faço como fez Josué . Quem é esse cara? Aquele da Bíblia.

-Isso mesmo. Eu tenho feito como Josué da Bíblia, que tomou a seguinte decisão: (não sei vocês mas eu minha casa serviremos a Deus”. Josué 24-15).

 Por isso estou procurando  conhecer mais de Deus,  do seu Filho Jesus que morreu numa cruz para apagar meus erros e  eu estou também  procurando  estudar mais a sua bíblia, (no início comecei com o  Livro de Provérbios),  e lá tenho encontrando princípios  que estão me ajudando a conduzir melhor minha vida, minha profissão e o mais importante de tudo:  minha querida família.

E você o que têm feito?

Um abraço,

Luciana Franck

Crônica da pipoca


O FOGO QUE NOS TRANSFORMA - por Rubem Alves




Como o milho duro, que vira pipoca macia, só mudamos para melhor quando passamos pelo fogo: as provações da vida.

A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação por que devem passar os homens, para que eles venham a ser o que devem ser. O milho da pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer, mas que, pelo poder do fogo, podemos, repentinamente, voltar a ser crianças!

Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. O milho de pipoca que não passa pelo fogo, continua a ser milho de pipoca. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira.

O fogo é quando a vida nos lança em uma situação que nunca imaginamos. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder um emprego, ficar pobre.

Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão - sofrimentos cujas causas ignoramos.

Há sempre o recurso dos remédios que apagam o fogo. Sem fogo, o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação. Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro, ficando cada vez mais quente, pense que a sua hora chegou: “vou morrer”.

De dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Mas subitamente, a transformação acontece: pum! - e ela aparece como outra coisa, completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.

Mas existem pessoas PIRUÁS que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. Ignoram o dito de Jesus: "Quem preservar a sua vida, perdê-la-á." - A sua presunção e o seu medo são a dura casca do milho que não estoura. O destino delas é triste. Vão ficar duras a vida inteira.

Não vão se transformar na flor branca macia. Não vão dar alegria para ninguém.

Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela ficam os piruás, que não servem para nada. Seu destino é o lixo.

Quanto às pipocas que estouraram, são adultos que voltaram a ser crianças e que sabem que a vida é uma grande brincadeira...

- Nota de Wagner Borges: Rubem Alves (1933-) é escritor, pedagogo, teólogo e psicanalista. Para mais detalhes sobre o seu trabalho e seus diversos textos e livros inspirados, de alta reflexão consciencial, ver o seu site: