terça-feira, 12 de julho de 2016

Um reflexão sobre Contos de Fadas


  Gostaria de dividir um pouco sobre a importância dos Contos de Fadas.

  “Os Contos de Fadas longe de representar uma infantilização ou banalização da realidade revelam-se como um poderoso recurso didático, capaz de ensina verdades éticas do que podemos supor. Por isso, e que todo bom crítico e educador amadurecido sabe apreciá-los.

 A educação pela imaginação, exemplificada nos Contos de Fadas e nas parábolas, abriga um poderoso potencial pedagógico ainda pouco explorado ou mal aplicado nos meios educacionais.

  Aliás, a literatura, particularmente a imaginativa, tem este misterioso e aparentemente contraditório poder de captar a essência da experiência humana (permeado pela dor e o sofrimento) e transformá-lo em sabedoria de vida. É isso que se pode constatar, ao menos,  nas parábolas bíblicas.

             Nesse sentido, é que grandes psicanalistas, como Bruno Bettelheim, têm insistido em afirmar que os contos de fadas, longe de ser uma mera de forma de escapismo ou meio de fuga diante dos problemas da vida real são altamente didáticos e até terapêuticos. (Apostila da disciplina: Educação Cristã)."

Então mamães, vamos contar mais histórias para nossos filhos, que tal as parábolas bíblicas para começar?

Luciana Franck

Nenhum comentário:

Postar um comentário