Quais as
principais dificuldades de aprendizagem ?
Para muitos, as expressões “dificuldade”
e “transtorno”
de aprendizagem têm o mesmo significado. Mas vale enfatizar que são dois
problemas diferentes e que se manifestam e devem ser tratadas de maneiras
distintas.
As dificuldades
de aprendizagem, normalmente, estão relacionadas a fatores externos
que acabam interferindo no processo do aprender do estudante, como a
metodologia da escola e dos professores, a influência dos colegas…
Em contrapartida, os transtornos,
normalmente, estão intrínsecos e fazem parte do aluno, seja uma disfunção
neurológica, química, fatores hereditários, imaturidade…
Partindo do princípio que, para muitos, dificuldades e
transtornos têm o mesmo significado, podemos citar quais são as principais dificuldades de
aprendizagem:
– Transtorno de Déficit de Atenção com
ou sem Hiperatividade: é um problema de desatenção com ou sem
hiperatividade (quando a criança é agitada e não consegue parar quieta. Elas se
machucam com mais frequência, não têm paciência, interrompem conversas…;
– Discalculia:
dificuldade de aprender tudo o que está relacionado a números como: operações
matemáticas; dificuldade de entender os conceitos e a aplicação da matemática;
seguir sequências; classificar números…;
– Dislalia: um distúrbio de
fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras e pela má
pronunciação, omitindo, acrescentando, trocando ou distorcendo os fonemas;
– Disortografia:
dificuldade de aprender e desenvolver as habilidades da linguagem escrita, é um
transtorno específico da grafia que, geralmente, acompanha a dislexia.
Ainda que muitos pensem que transtorno e
dificuldade de
aprendizagem seja o mesmo, é importante ter conhecimento sobre a
diferença entre eles. Antes de procurar um professor particular para o seu
filho, busque um diagnóstico clínico para saber quais os seus problemas
de aprendizagem. Confundir transtorno com dificuldades pode
acarretar sérios problemas na vida do sujeito e tratá-los da mesma maneira,
provavelmente, não surtirá o efeito desejável.
Fonte: Centro Apoio Psicopedagogico
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