segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Frase do dia!!





"Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas. O que existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles. Por isso, desejo sinceramente que você ...

NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS!!"


Augusto Cury

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Oração de São Francisco




Senhor, fazei-me um instrumento de Vossa paz
Onde houver ódio, que eu leve o amor
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Onde houver discórdia, que eu leve a união

Onde houver dúvida, que eu leve a fé
Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde houver desespero, que eu leve a esperança
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria
E onde houver trevas, que eu leve a luz

Onde há dúvida, que eu leve a fé
Onde há ódio, que eu leve o amor
Onde há ofensa, que eu leve o perdão
Onde há discórdia, que eu leve a união

Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde houver desespero, que eu leve a esperança
Onde houver trevas, que eu leve a luz
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria, a, a, a

Senhor, fazei de mim um instrumento de Vossa paz
Senhor, fazei de mim um instrumento de Vossa paz
Senhor, fazei de mim um instrumento de Vossa paz
Senhor, fazei de mim um instrumento de Vossa paz

Ó mestre, que eu não busque tanto
Ser consolado, mas consolar
Ser compreendido, mas compreender
Ser amado, mas amar
Porque é dando que se recebe
É esquecendo que se encontra
E é perdoando que se encontra o perdão
E é morrendo que se ressuscita para a Vida Eterna, a, a, a

Senhor, fazei de mim um instrumento de Vossa paz
Senhor, fazei de mim um instrumento de Vossa paz
Senhor, fazei de mim um instrumento de Vossa paz
Senhor, fazei de mim um instrumento de Vossa paz

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Por que algumas crianças não conseguem aprender?


Foto Internet

Muitos pais ficam angustiados porque seus filhos não aprendem, não conseguem concentra-se, absorver conhecimentos. “O que está errado?”, é a pergunta recorrente em casos assim. A resposta só cabe a uma equipe multidisciplinar, mas você, que se relaciona com as famílias e a criança no seu trabalho, pode orientá-los.

Os distúrbios de aprendizagem não são incomuns. Estudos indicam que cerca de 15% a 20% das crianças, no início da escolarização, apresentam alguma dificuldade em aprender, o que acaba afetando o desempenho escolar. As estimativas podem chegar a 30% ou 50% se a análise se estender aos seis primeiros anos de escolaridade.

Detectar as origens do problema é o papel dos profissionais ligados ao tema para garantir um diagnóstico preciso. No entanto, como educador ou cuidador da criança pequena na creche ou escola, estar atento a esses desvios, ou mesmo acolher os pais, é o seu papel.
O primeiro passo é entender as possíveis causas, mas sem qualquer pretensão de definir diagnósticos. Compreender é a melhor maneira de cuidar. Alguns fatores podem interferir no aprendizado. Veja o que significa cada um:

Mau desempenho escolar (MDE) – associado a questões emocionais (baixa autoestima, desmotivação) e preocupação familiar. Relaciona-se com problemas de origem pedagógica e/ou sociocultural, sem qualquer envolvimento orgânico. Ambientes familiares que não favorecem a interação e estímulos qualificados também são foco do problema.
Distúrbio de aprendizagem (DA) – uma expressão genérica para um conjunto de alterações que denotam as dificuldades na aquisição e no uso da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas. É considerado um distúrbio abrangente, responsável por dificuldades de aprendizagem em todos os níveis.

Dislexia – dificuldade na fluência correta da leitura e na habilidade de decodificação, alteração na discriminação dos sons, consciência fonológica e limitação da memória de curta duração. A criança com dislexia apresenta nível cognitivo normal, ausência de deficiências sensoriais (déficits auditivos e/ou visuais), ajuste emocional e acesso ao ensino adequado.
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) – as principais causas são neurobiológicas e/ou hereditária: complicações gestacionais ou parto; lesões cerebrais adquiridas; toxinas, fumo e álcool na gestação; prematuridade; baixo peso ao nascimento, dentre outros.

Super habilidades (superdotação) – crianças superdotadas muitas vezes apresentam um mau desempenho na escola, provavelmente porque estão expostas a situações de aprendizagem muito fáceis, que levam ao desinteresse, à desmotivação e distração, podendo gerar frustração, insucesso, baixa autoestima, além de estresse familiar e escolar.

Sobrecarga – outro fator que pode desencadear o desempenho ruim na escola. Famílias que sobrecarregam as crianças com agendas lotadas, contribuindo a pouca qualidade de sono.
Com estas informações, fica mais fácil entender a criança e os pais, além de fortalecer os seus argumentos sobre a importância de consultar o especialista o quanto antes para que, qualquer que seja o diagnóstico, a criança seja cuidada, evitando quadros irreversíveis no médio e longo prazo.


FRASE DO DIA


segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Frase ecológica

    ALBERT SCHWEITZERPRÊMIO NOBEL DA PAZ – 1952  “Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes.”

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Olhos generosos



Aprenda  olhar ao redor

Eu amo o coração terno do pastor que Jesus descreve em Lucas 15. Quando uma de suas ovelhas se perdeu, ele deixou as noventa e nove e foi procurar a que estava perdida (versículo 3-6). Deus se importar conosco desse mesmo modo e quer que nós nos importemos com as outras pessoas assim também. Aqui estão algumas dicas para começar.
DESENVOLVA “OLHOS” GENEROSOS – SALOMÃO DISSE: “o generoso será abençoado, porque dá do seu pão ao pobre” (Provérbios 22.9). Eu gosto de pensar em olhos generosos como os olhos de Deus, que passam por toda terra (2 Crônicas 16.9).
Quando estou em um grupo de pessoas, procuro intencionalmente por “ovelhas feridas” -, e acredite-me, elas estão lá! E encontrei mulheres no alojamento das senhoras chorando, sentadas no pátio da igreja se lamentando, atrás da porta de nossa  sala de oração soluçando. Uma noite, no culto,  sentei-me ao lado de uma mulher que chorou durante uma hora e meia! Eu quase não pude esperar o pastor terminar para perguntar: “posso fazer alguma coisa para ajudá-la? Posso orar com você?”  “Você gostaria de conversar?”.
Pessoas em toda a nossa volta precisam de uma palavra terna – ou mais de uma. (Vê porque você e eu temos de desenvolver e superar tendências egoístas? Assim podemos dar aos outros.) p.204
Elizabeth  George – Uma mulher segundo o coração de Deus – Ed. UP United Press.

Ele ficou encantado com os enfeites de Natal!! Muito fofo!!!


quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Provérbio chinês

"Um bom discurso não cozinha o arroz"

Doação de sangue


Dica para pais sobre a importância da organização


Proporcione tranquilidade

 

Foto: Google Imagem
Quando organizamos, nossa vida se torna mais tranquila.

Há certas coisas que as crianças simplesmente não podem fazer, como manter as contas em dia, deixar a despensa abastecida e a casa funcionando de maneira geral.

Seja a pessoa responsável por isso.

Não permita que sua família tenha um dia a dia caótico, em que ninguém sabe o que esperar.

Tenha boa vontade!

Motive-se, seja disciplinado(a) quanto às coisas que envolvam sua família.

Uma criança que vive em um ambiente tranquilo tem liberdade para viver, ser feliz, aprender. E você também. Todo mundo se beneficia disso. Acredito que essa seja uma das maiores recompensas da organização.

Assuma o controle da sua vida, se não por você, pelos seus filhos.

Isso é um presente de valor estimável que você pode dar a eles.

Fonte: Casa Organizada de Thais Godinho, Editora Gente, p.171.