segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Conto Popular sobre Rui Barbosa




Um conhecido conto popular retrata que um ladrão foi surpreendido pelas palavras de Rui Barbosa ao tentar roubar galinhas em seu quintal:


Não o interpelo pelos bicos de bípedes palmípedes, nem pelo valor intrínseco dos retrocitados galináceos, mas por ousares transpor os umbrais de minha residência. Se foi por mera ignorância, perdôo-te, mas se foi para abusar da minha alma prosopopéia, juro pelos tacões metabólicos dos meus calçados que dar-te-ei tamanha bordoada no alto da tua sinagoga que transformarei sua massa encefálica em cinzas cadavéricas.
O ladrão, todo sem graça, perguntou:
Mas como é, seu Rui, eu posso levar o frango ou não??

PALAVRA NÃO FOI FEITA PARA DIVIDIR NINGUÉM

FOTO: Lu franck


             Dm                    A#            Gm            A7
Refrão: Palavra não foi feita para dividir ninguém
                 Dm           A#                 Gm   A7    Dm                 Gm   A7    Dm
             palavra é a fonte onde o amor vai e vem... onde o amor vai e vem.

       Gm                  C7           F     Dm          Gm             C7           F   Dm
1. Palavra  não foi feita para dominar / destino  da  palavra  é dialogar
       Gm                  A7          Dm                  Gm           A7              Dm
    palavra  não foi feita para opressão / destino da palavra é a união.

       Gm                  C7           F     Dm          Gm             C7           F   Dm
2. Palavra  não foi feita para vaidade / destino da  palavra é eternidade
       Gm                  A7          Dm                  Gm           A7              Dm
    palavra não foi feita prá cair no chão / destino da palavra é o coração

       Gm                  C7           F     Dm          Gm             C7           F   Dm
3. Palavra não foi feita para semear / a dúvida, a tristeza e o mal estar
       Gm                  A7          Dm                  Gm           A7              Dm
    destino da palavra é a construção de um mundo mais  feliz e mais irmão

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Frase do dia!!!



 FOTO Lu Franck

"Sê como sândalo, que perfuma o machado que o fere." Provérbio chinês

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Frase do dia!!

"Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades." Epicuro


FOTO: INTERNET

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Frase do dia!!!

FOTO: LU FRANCK

"Um mero professor apenas aponta o
caminho das estrelas; um professor de
verdade ajuda a alcançá-las."
(Vasconcellos, Lídia)

terça-feira, 16 de outubro de 2018

O medo: o maior gigante da alma




FOTO: LU FRANCK

“Para quem tem medo e a nada atreve, tudo é ousado e perigoso.
 É o medo que esteriliza nossos abraços e cancela nossos afetos, que proíbe nossos beijos e nos coloca sempre de lado de cá do muro.
 Esse medo que enraíza no coração do homem e impede-o de ver o mundo que se descobriu para além do muro, como se o novo fosse sempre uma cilada e o desconhecido tivesse sempre uma armadilha a ameaçar nossa ilusão de segurança e certeza.
E se Cristo não tivesse ousado saber-se o Messias prometido?
 E se Galileu Galilei tivesse se acovardado diante das evidências que hoje aceitamos naturalmente? 
E se Freud tivesse se acovardado  diante das profundezas do inconsciente?
E se Picasso não tivesse se atrevido a distorcer as formas e a olhar como quem tivesse mil olhos? 

É tempo da travessia... E, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, ás margens de nós mesmos.”

Fernando Teixeira de Andrade

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Frase do dia!!








"O rio atinge seus objetivos, porque aprendeu a contornar os obstáculos." Autor desconhecido

Pare e pense!!!

FOTO: INTERNET



"No filme Troia, estrelado por Brad Pitt, em uma das primeiras sequências aparece um garotinho que diz para Aquiles algo como:" - Nossa, você vai lutar contra aquele gigante? Ele é muito forte, eu não teria coragem..." Então Aquiles responde: "É por isso que seu nome nunca será lembrado."

(Extraído do livro - Como vencer gigantes - William Douglas e Flávio Valvassoura.p. 76)

Pare e pense!!!



A covardia coloca a questão:  "É seguro?"
O comodismo coloca a questão: "É popular?"
A etiqueta coloca a questão: "É elegante?"
Mas a consciência coloca a questão: " É correto?"
E chega uma hora  em que temos de tomar uma posição que não é segura, não é popular, não é elegante, mas o temos de fazer porque a nossa consciência nos diz que é essa a atitude correta.


Pastor  Martin Luther King Jr.

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Proporcione tranquilidade para sua família



FOTO: INTERNET


Quando organizamos, nossa vida se torna mais tranquila.
Há certas coisas que as crianças simplesmente não podem fazer, como manter as contas em dia, deixar a despensa abastecida e a casa funcionando de maneira geral.
Seja a pessoa responsável por isso.
Não permita que sua família tenha um dia a dia caótico, em que ninguém sabe o que esperar.
Tenha boa vontade!
Motive-se, seja disciplinado(a) quanto às coisas que envolvam sua família.
Uma criança que vive em um ambiente tranquilo tem liberdade para viver, ser feliz, aprender. E você também. Todo mundo se beneficia disso. Acredito que essa seja uma das maiores recompensas da organização.
Assuma o controle da sua vida, se não por você, pelos seus filhos.
Isso é um presente de valor estimável que você pode dar a eles.
Fonte: Casa Organizada de Thais Godinho, Editora Gente, p.171.

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

* Renata Gusson Martins. A Mulher que falou por todos nós!


Gostaria de compartilhar este texto que fala sobre a questão do aborto no Brasil.


"Meu nome é Renata Gusson Martins, tenho 30 anos, sou de São Paulo, e sou eu a mulher que se pronunciou no vídeo repercutido pelas redes sociais, no qual falo sobre a defesa da vida. Pra mim está sendo uma surpresa tudo isso, o alcance das minhas palavras durante reunião transmitida pela TV Senado no dia 08 março, Dia Internacional da Mulher, direto da Subcomissão Permanente em Defesa da Mulher (CDHSPDM).
Eu sou uma cidadã brasileira comum, casada, mãe, profissional… Apenas mais uma entre milhões de mulheres que fazem o Brasil. Para mim, toda essa divulgação que a mensagem em defesa da vida ganhou nesses dias é a confirmação evidente de algo muito interessante: acredito que, na verdade, servi de porta-voz para um batalhão de mulheres (e homens também) que, se estivessem naquele mesmo lugar e momento, teriam dito coisas semelhantes às que eu disse.
No fundo é o que toda gente de bem faria! É o que noto com os “aplausos” e tantos comentários favoráveis. Tive a nítida impressão que minhas palavras somente puderam encontrar eco nos corações e nas mentes porque esses mesmos corações e mentes carregam em si o respeito pela vida e o rechaço veemente ao aborto.
Eu quero contar como tudo isso aconteceu.
Na semana passada eu estive em Brasília com o intuito de participar da reunião da subcomissão na data em que civilmente comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Quis estar lá para expressar àquelas que deveriam nos representar, no Congresso Nacional, que qualquer política pública que nos pretenda dizer que “só seremos felizes e livres” no dia em que tivermos acesso total ao aborto, é frontalmente contrária ao genuíno bem-estar da mulher brasileira.
Acredito que o dia em que se disser a uma mulher “negra e pobre” que o melhor que a saúde pública pode lhe oferecer é a possibilidade de matar seu filho indefeso da mesma forma que “brancas e ricas” fazem em clínicas particulares sem ter que arcar com o ônus criminal e ser tratada de forma “humanizada”, será o dia mais cruel e perverso para ela, pois será ela a que mais será convencida a abortar seus filhos “negros e pobres” indesejados pelo Establishment.
E essa não é uma compreensão nova para mim. Sempre fui contrária à prática do aborto! Mas, em 2010, especialmente durante o período eleitoral, eu comecei a interessar-me mais pela questão e fui conhecendo melhor – naqueles conturbados e inesquecíveis dias dos meses de setembro e outubro de 2010 – a verdadeira dimensão do que significa a “estratégia abortista”.
Lembro-me que estudei diversos documentos disponibilizados na própria internet, e que explicam o papel fundamental das Fundações FordMacArthur, entre outras, na promoção do aborto no Brasil e nos demais países da América Latina.
Li, com muito interesse e surpresa, como o caso da menina de Alagoinha (PE) – estuprada e grávida com apenas nove anos de idade – foi usado propositalmente por ONGs feministas pró-aborto – com o respaldo de uma parcela bastante significativa da mídia brasileira – para “comover” a opinião pública e ajudar no debate favorável à descriminalização do aborto.
Durante a leitura dos documentos procurei averiguar os diversos links que eles ofereciam e, para meu espanto, tudo ia se confirmando e cheguei à conclusão de que toda essa “conversa” de saúde e direitos sexuais e reprodutivos não se trata de outra senão a legalização total e completa do aborto em todo o mundo que, num futuro não tão distante, viria a ser declarado como um direito humano pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A legalização do aborto não se trata de um “progresso dos tempos”, como nos querem fazer acreditar. Não é algo como dizer que antigamente as mulheres não votavam, não trabalhavam fora de casa e hoje o fazem, logo, hoje devem ter direito ao aborto como apenas mais uma aquisição de direito
Não, não e não!
O que se verifica é que esse movimento aparentemente natural está sendo propositalmente financiado e conduzido. E nós não podemos deixar de notar que é extremamente genial.
Estão usando as próprias mulheres para lutarem pelos “direitos” da mulher. Ora, que pessoa em sã consciência deixaria de achar justo que uma mulher queira angariar direitos para si e suas demais concidadãs?
É por isso que encontramos juristas e tantos outros homens que acreditam que o aborto deva ser legalizado porque é uma “luta da mulher”. Realmente fica parecendo que é a mulher quem, espontaneamente, se deu conta que deve ter acesso ao aborto legal. Entretanto, ela está sendo apenas manipulada para agir assim.
Foi isso que eu quis frisar na reunião da Subcomissão de Defesa da Mulher. Infelizmente o tempo foi muito curto e não havia a mais remota possibilidade de abordar esse problema de modo mais profundo.
Faltou tempo para falar que corremos um risco iminente de vermos solapados os valores verdadeiramente democráticos de nossa nação, uma vez que – pasmem! – 16 juristas decidiram, contrariando mais de 80% da população do Brasil, que o aborto deva deixar de ser crime em diversas situações.
Estou falando sobre a aprovação do anteprojeto de reforma do Código Penal feito pela comissão de juristas indicados pelo Senado. Eu realmente me pergunto como é possível que o destino de milhões de brasileiros inocentes possa estar na mão de 16 (dezesseis!) pessoas que, com a maior ligeireza e aparente surdez à grande manifestação pró-vida presente à audiência, votaram “a toque de caixa” pela descriminalização do aborto.
Diante de tudo o que disse, eu gostaria de dirigir um “apelo a todos os brasileiros e brasileiras” para que, primeiramente, estudem e se aprofundem no assunto. Sem conhecimento não é possível defender a vida nos dias atuais.
Importa não desanimar e saber que contra a ideologia temos que usar copiosamente da palavra. A palavra é como a roupa do pensamento! A mim, me parece que o futuro e o destino da defesa da vida passam pela maior difusão e conhecimento possíveis das inúmeras peças do enorme quebra-cabeças da “cultura da morte”.
Gostaria de concluir essa breve apresentação que tantos pediram fazendo um convite. Convido você que é comprometido com a defesa da vida humana, e mesmo você que talvez tenha se deparado somente agora com essas informações e que pode estar impressionado com tudo o que disse agora, a acessar os links desta mensagem e imprimir os documentos.
Comece a empreender um estudo sério e comprometido dos mesmos. Da sua atuação pode depender a vida de muitos brasileiros e outros latino-americanos. Parece demagogia, mas esteja certo de que não é. Forme grupos de estudo, faça reuniões para aprofundar o tema. Há bastante material sério para ajudá-lo nessa tarefa.
E se puder pedir algo mais, eu pediria a você que acompanhasse o trâmite da defesa da vida especialmente no Senado, com a reforma do Código Penal. Talvez seja necessário que muitos de nós nos dirijamos a Brasília em dias-chave para impedir o genocídio.
Se isso vier a acontecer, peço insistentemente que você não pense que “uma andorinha não faz verão”. Talvez seja você aquela andorinha que, junto com outras, possa fazer o mais lindo dos verões: o verão da vida assegurada em seu início como um direito de todos os brasileiros.
Muito obrigada pelo carinho de todos, pela atenção e pela divulgação do vídeo. Façamos a nossa parte para que mais pessoas tenham acesso à verdade sobre o aborto."

Provérbios – Capítulo 4


1 Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento;
2 porque vos dou boa doutrina; não deixeis o meu ensino.
3 Quando eu era filho em companhia de meu pai, tenro e único diante de minha mãe,
4 então, ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos e vive;
5 adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes.
6 Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá.
7 O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento.
8 Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará;
9 dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.
10 Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida.
11 No caminho da sabedoria, te ensinei e pelas veredas da retidão te fiz andar.
12 Em andando por elas, não se embaraçarão os teus passos; se correres, não tropeçarás.
13 Retém a instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.
14 Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus.
15 Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo;
16 pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono, se não fizerem tropeçar alguém;
17 porque comem o pão da impiedade e bebem o vinho das violências.
18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
19 O caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam.
20 Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos.
21 Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração.
22 Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo.
23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.
24 Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios.
25 Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti.
26 Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos.
27 Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Frase do dia!!!


 Como eu preciso de paciência e você?
 Foto Lu Franck
"A paciência é amarga, mas seus frutos são muito doces."
Jean-Jacques Rousseau

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Frase da semana!!!




"O pessimista queixa-se do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas." William George Ward

O ato de planejar








Lendo um livro encontrei um trecho  abaixo que gostaria de compartilhar sobre a importância do planejamento:


"Agir sem planejamento não denota coragem, mas tolice. Veja o que diz Salomão: “O sábio é cauteloso e evita o mal, mas o tolo é impetuoso e irresponsável” (PV 14:16). Em A vida do rei Henrique V (Ato III, Cena VII), William Shakespeare expressa muito bem a importância da prudência e do planejamento. “O arco do tolo dispara depressa.” A falta de planejamento e a pressa são contraproducentes. (Extraído do livro As 25 leis bíblicas do sucesso, W. D, R.Teixeira, p.78.)"