Queridas mamães,
Eu sou uma mamãe coruja de dois lindos filhos, que estão vivenciando junto comigo essa pandemia do Coronavírus, que vem afetando a rotina de todos nós.
Não posso negar que como mães ficamos apreensivas com essa nova realidade que pode prejudicar não só a saúde física e até mesmo psicologicamente nossos pequenos, que são os nossos maiores tesouros, não é mesmo?
Em virtude disso, listei algumas dicas que pesquisei e outras são minhas para ajudá-las a manter a calma, ou seja, muita calma nessa hora, (risos):
1- Primeiro, mantenha a CALMA. Isso mesmo, os nossos filhos aprendem por imitação já dizia Piaget, portanto, lembrem-se que somos um espelhinho para eles. E como já falavam os antigos, o exemplo arrasta.
2- Evite falar EXCESSIVAMENTE sobre a pandemia. Não estou dizendo que você não vá CONVERSAR com eles de maneira realista, por isso forneça informações verdadeiras, adaptadas ao nível de compreensão de cada um, como afirmam os especialistas. Nunca fale mentira.
3- CRIE uma rotina para sua família.
Exemplo: Aproveite para incluir leituras de livros, jogos, brincadeiras, no Youtube há várias dicas de atividades para fazer com seus filhotes em casa.
Exemplo: Aproveite para incluir leituras de livros, jogos, brincadeiras, no Youtube há várias dicas de atividades para fazer com seus filhotes em casa.
4- PRATIQUE a autoajuda. Because, my mother, você precisa estar bem consigo.
Exemplo: aproveite para cuidar de sua pele, do cabelo, das unhas. Sugiro também consultar a Internet, você irá encontrar vídeos que tratam dos referidos assuntos. Leia bons livros. Por exemplo, eu amo ler a bíblia, principalmente, o livro de Provérbios. Procure um hobby que te faça feliz.
5- E se necessário, COMPARTILHE seus anseios, medos e dificuldades. Não tenha vergonha, procure a ajuda de pessoas que podem de apoiar se necessário. Não se isole, ligue para amigos, participe de grupos de mães, etc. Porque estamos todos no mesmo barco, não é mesmo?
Meninas, essas foram as minhas simples dicas. E quais são as suas? Compartilhe com suas amigas.
E que o nosso bom Deus nos abençõe para que em breve voltemos aos abraços de verdade, por enquanto....
Um abraço virtual,
Com carinho,
Luciana Nazaré de S. Franck - Pedagoga (UFJF) e Especialista em Psicopedagogia (UFRRJ)
Autora do Blogger: Projeto Provérbios 31: Psicopedagogia da alegria.
luarfranck@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário