sábado, 24 de setembro de 2022

Desenvolvimento da psicomotricidade

Disponível em: https//neurosaber.com.br/a-importancia-da-psicomotricidade-para-educacao-infantil/. Acesso em: 22 dez. 2019. A imagem apresentada demonstra o desenvolvimento da psicomotricidade de crianças de 0 a 6 anos de idade. Sabe-se que a psicomotricidade está relacionada a questões afetivas e cognitivas. Portanto as experiências da criança que ocorrem por meio dos sentidos permitem o desenvolvimento de suas funções motoras e intelectuaL. Historicamente, o termo Psicomotricidade, surgiu no início do Século XIX, em documentos da comunidade médica, especialmente, junto aos estudos da neurologia, quando foram nomeadas, as zonas do córtex cerebral localizadas, além, das regiões motoras. Em 1870, surge o termo PSICOMOTRICIDADE. Para você entender melhor, a “praxia" trata-se de um termo utilizado na medicina para designar a função responsável pela realização de gestos ordenados e funcionais. E também, a ação de participar ativamente numa atividade de ordem prática. A palavra é de origem grega: práxis, que significa “ação” + “ia”. Entendida, atualmente, como ação própria, particular de alguém, isto é, maneira de agir e de se comportar. Segundo Fonseca (1998), a Psicomotricidade pode ser definida, em termos necessariamente reduzidos, como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências, recíprocas e sistêmicas, entre o psiquismo e a motricidade. FONTE: LEGINA CARMEM PEREIRA, Graduada em Pedagogia pela PUCPR e em Letras pela Universidade do Contestado - UnCSC. Pós graduada em Pedagogia Empresarial pela Universidade Castelo Branco - RJ e em Educação Infantil pela UnCSC. Atuou com Supervisora Escolar da Rede Municipal de ensino por 18 anos. Professora Universitária de Legislação Educacional, Gestão Escolar e Educação Inclusiva, Tutora de EaD, Professora Conteudista de EaD e Professora do Estratégia Questões.

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