sábado, 1 de abril de 2023

Jorge Pedro Luis Visca - Grandes estudiosos da psicopedagogia

Jorge Pedro Luis Visca (Buenos Aires, 14 de maio de 1935 — Buenos Aires, 23 de julho de 2000) foi um psicólogo social argentino. Graduou-se, também, em Ciências da Educação. Foi o divulgador da Psicopedagogia no Brasil, Argentina e Portugal e o criador da Epistemologia Convergente, que propunha uma atividade clínica voltada para a integração de três frentes de estudo da psicologia: Escola de Genebra (Psicogenética, de Piaget), Escola Psicanalítica (Freud) e Psicologia Social (Enrique Pichon Rivière). Fundou centros psicopedagógicos em Buenos Aires, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Salvador. Atuou como consultor e assessor na formação de profissionais em diversos centros de estudos psicopedagógicos em universidades do Brasil e da Argentina. Em 24 de setembro de 2001 foi homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba que sancionou a lei nº 10247 que denominou PRAÇA PROFESSOR JORGE VISCA a um dos logradouros públicos da cidade, em função de suas contribuições à Psicopedagogia e a comunidade carente com a criação da clínica comunitária. Em 2008 foi nomeado pela ABPp – Associação Brasileira de Psicopedagogia como Associado Honorário, in memorium, pelas valiosas contribuições deixadas como legado à Psicopedagogia no Brasil. É autor dos livros Clínica Psicopedagógica. Epistemología Convergente (1985) Diagnóstico Operatorio en la Práctica Psicopedagógica Niños Adolescentes y Adultos Psicopedagogía Teoría Clínica Investigación El Esquema Evolutivo del Aprendizaje Técnicas Proyectivas Psicopedagógicas y Las Pautas Gráficas para su Interpretación Psicopedagogía Nuevas Contribuciones Introducción a los Juegos Lógicos en el Tratamiento Psicopedagógico La Psicopedagogía, El error, Los grupos operativos, Los ámbitos,El aprendizaje, El desarrollo del pensamiento abstracto Centro de Estudos Psicopedagógicos do Rio de Janeiro Como um dos grupos remanescentes do pensamento de Visca no Brasil, o Centro de Estudos Psicopedagógicos do Rio de Janeiro - CEPERJ tem atuado na formação de psicopedagogos tomando como modelo inicial de funcionamento a organização adotada pelo Centro de Estudos Psicopedagógicos (CEP) de Buenos Aires, à época, um dos mais importantes centros na Argentina. Fonte: Wikipedia (2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário