Foto: Rubberball/Nicole Hill
Ainda que o chamado “aluno difícil” seja apenas uma criança à mercê de emoções
que não podem controlar ou entender, pode ser complicado para um
professor manter a calma e não levar as ofensas e o comportamento para o
lado pessoal.
Crianças de temperamento difícil costumam esconder toneladas de dor. Elas se defendem contra os sentimentos ruins construindo paredes ao seu redor, onde se protegem da rejeição.
Cada esforço de um adulto que se importa para penetrar essas paredes encontra uma resistência expressada em afastamento emocional e/ou linguagem, gestos e ações ofensivas.
Como bebês incapazes de articular de onde vem seu próprio desconforto,
essas crianças precisam urgentemente de adultos pacientes,
determinados e com jogo de cintura o suficiente para não levar o
comportamento ofensivo para o lado pessoal.
Aqui vão algumas dicas de como o professor pode se conectar ou reconectar com esse tipo de aluno:
1. Reconheça as qualidades dos alunos difíceis
Expresse positividade diariamente para cada um de seus alunos. Por
mais difíceis que eles sejam, interaja com eles sempre de forma
acolhedora.
Por exemplo, se um aluno aparentemente desinteressado
e cronicamente atrasado chegar na sala, evite ignorar ou
advertir imediatamente. Em vez disso, faça do seu primeiro contato com
ele um gesto de apreciação por ele ter vindo à escola.
Exemplo: Estava esperando mesmo que você aparecesse. Feliz que você veio! Seja bem vindo. Por sinal, estamos na página 62.
Quando finalmente não houver mais ninguém ao redor, expresse sua preocupação e explique as consequências daquele comportamento.
Exemplo: Estou preocupada com seu desempenho,
pois chegando atrasado você fica para trás nos conteúdos em relação aos
outros colegas. Você vai ser advertido por esse atraso, mas o mais
importante para mim é saber como posso ajudá-lo a chegar aqui na hora
certa. Está acontecendo alguma coisa?
2. Use frases encorajadoras durante a aula
Frases que motivam os alunos contribuem para que
eles se conectem à aula e ao conteúdo. Afinal, muitos alunos difíceis só
buscam um pouco de aprovação. Busque brechas para utilizar esse tipo de
frase durante o dia.
Pode ser “Parabéns por ter conseguido!”, “Essa questão foi difícil, parabéns!”, “Foi ótimo te ver fazendo ____”, “Espero que você esteja orgulhoso por ter feito ____, porque eu estou!”, etc.
3. Enxergue o “pior aluno” como o melhor
Pense no seu melhor aluno. Quem é o mais bem comportado? O mais
motivado? Quais adjetivos lhe vêm à cabeça ao falar dessa criança?
Observe como você interage com esse aluno e tente agir da mesma forma
com aquele outro mal comportado durante uma semana. Veja o que acontece
com essa mudança de tratamento.
4. Envie relatórios de progresso para os pais
Faça uma carta ou email que descreva de forma breve para os pais os
avanços que o aluno vêm fazendo em relação ao seu comportamento. Mostre
que você vem observando progresso e tem boas expectativas para o filho
deles.
O artigo que você leu acima foi de autoria do autor e educador Dr. Allen Mendler, mas a Escribo tem mais uma dica de como você pode lidar com crianças indisciplinadas:
5. [EXTRA] Use jogos!
O jogo aumenta o interesse da criança pela educação devido ao fator inovador, enfatiza a importância de seguir as regras, a sociabilidade e o autoconhecimento – afinal, para ganhar é preciso conhecer as regras, o oponente e a si mesmo.
Saiba como aproveitar o papel pedagógico dos games na educação
através dessa entrevista com os especialistas em jogos para educação
Carlos Seabra e André Zats para o canal NET Educação:
Por abr 27, 2015 | - Site: Escribo
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário